Que horas são em São Paulo, Brasil ?

sábado, fevereiro 27, 2010


























MARÇO

CARMEN

GEORGE BIZET (1838-1875)

Dia 09 de Março – Sala Olido – 18h30

Dia 11 de Março – Teatro João Caetano – 19h00

Carmen – Eloísa Baldin, meiossoprano

Don José – Paulo Queiroz, tenor

Micaela – Rosana Barakat, soprano

Escamillo – Carlos Eduardo Marcos, baixo

Piano – Nancy Bueno

Flauta - Marco Antonio Cancello

Direção Cênica – Eloísa Baldin

Figurinos e cenários – Central de Produção “Chico Giacchieri”

Coordenação de Produção – Rosa Casalli

Assistente de Produção - Júnia Busch

Coordenação Geral – Eloísa Baldin – Projetos Especiais do TM

Vesperais Líricas, 30 anos

Vesperais Líricas – 30 anos
1980-2010

Com muita alegria comemoramos neste ano 30 anos de Vesperais Líricas. 30 anos de atividades ininterruptas, 30 anos de operas, as mais variadas possíveis, 30 anos lançando cantores novos, 30 anos de oportunidades para tantos cantores formarem seus repertórios, 30 anos dando ao público a oportunidade de conhecer títulos que nunca foram ou serão apresentados em nosso teatro, 30 anos formando público, 30 anos oferecendo óperas semanalmente para o público de São Paulo.
Temos muito o que comemorar, temos muito com o que nos alegrar.
Em 1980 foi lançado o Projeto Pró Ópera pela Secretaria Municipal de Cultura, e dentro desse projeto surgiu a série “Novos Valores na Ópera” que mais tarde viria a ser mudado para “ Vesperais Líricas”. O Projetos Pró Ópera visava encontrar e lançar novos e jovens cantores brasileiros no cenário lírico de nossa cidade e valorizar artistas brasileiros consagrados. Para tanto foram organizadas audicões e tantos foram os novos talentos que se apresentaram e tantos aprovados, que na temporada daquele ano não havia lugar para todos se apresentarem. Foi então que surgiu a idéia de uma série que pudesse dar a esses e outros jovens cantores ou cantores ainda desconhecidos a oportunidade de se apresentarem em público. Nascia então as “Vesperais Líricas”.
O primeiro concerto foi no dia 18 de Setembro de 1980 no Saguão do Teatro Municipal com o tenor Tomasino Castelli e Claudio de Brito ao piano.
Nesse primeiro ano e nos anos subsequentes as apresentações sempre foram feitas no Saguão do Municipal. Com o fechamento do teatro para a reforma de 1984/88 as Vesperais foram transferidas para o Auditório da Biblioteca Mario de Andrade. Com a reabertura do teatro as Vesperais voltaram para o seu lugar de origem, porém alguns anos mais tarde foram para o Salão Nobre do Teatro Municipal. Na década de 90 eram realizadas 5 apresentações concomitantes em 5 diferentes teatros – Municipal, João Caetano, Arthur de Azevedo, Paulo Eiró e Auditório do MuBe, todas nas segundas feiras no horário das 18h30.
Em 2005 as Vesperais foram para a Sala Olido e a partir de então muitas de asuas produções começarm a ser encenadas, com os devidos figurinos, cenários , quase uma opera completa! Títulos de óperas em 1 ato começaram a ser descobertos pelos cantores, novos diretores de cena puderam colocar em prática suas idéias e as Vesperais se transformaram em pequenas óperas, óperas de bolso, ou “pocket operas” e assim o público que nunca pode assistir uma ópera no teatro pode entrar em contato com essa arte tão fantástica e tão completa que é o “dramma in musica”.
Neste ano as Vesperais terão duas récitas de cada título, uma na Sala Olido e a segunda no Teatro João Caetano e esperamos assim alcançar um público maior e mais diversificado.
Durante esses anos todos grandes nomes de nossa cenário lírico começaram suas carreiras ou tiveram nas Vesperais a oportunidade de amadurecer e se aperfeiçoar. Nomes tais como Paulo Szot, Adelia Issa, Carlos Augusto Vial, Andrea Ferreira, Denise de Freitas, Luciana Bueno, Regina Elena Mesquita, Luiz Tenaglia, Sebastião Teixeira, Rosana Lamosa, Fernando Portari, Marcello Vannucci, Monica Martins, Celine Imbert, Rubens Medina, Rodolfo Giulianni, Eiko Senda, Carlos Eduardo Bastos, Eloisa Baldin, Savio Sperandio, Douglas Hahn, Paulo Queiroz, Martha Herr, Edna e Edinéia de Oliveira, Miguel Geraldi, Berenice Barreira, Luiz Orefice, José Siveira, Silvia Tessuto se apresentaram ou ainda se apresentam nessa série.
Grandes pianistas também puderam nas Vesperais ter início de suas carreiras nessa tão complexa arte de acompanhar uma ópera, hoje grandes maestros, grandes pianistas que atuam nas mais diversas areas da música em nossa cidade tais como Marcelo de Jesus, Vania Pajares, Maria Emília Moura Campos, Marco Antonio Bernardo, Fernando Tomimura, Marzilda Hein, Ricardo Balestero, Karin Uzun entre tantos. Nomes consagrados como Claudio de Brito, Oleg Kusnecov, Achille Picchi, Joaquim Paulo do Espírito Santo também deram sua preciosa contribuição para a série.
Seria praticamente impossível mencionarmos aqui o nome de todos os cantores, todos os artistas que se apresentaram durante tão longo período de espetáculos semanais, mas queremos, no nome dos mencionados aqui , homenagenar todos aqueles que fazem parte dessa história.
Como coordenadores das Vesperais tivemos maestros, cantores e regisseurs que puderam contribuir muito para que essa série tivesse o sucesso e a continuidade que teve. Podemos citar os nomes de Oswaldo Colarussso, Emerson Eckmann, Maria Rosa Sabatelli, Pedro Vaz de Arruda, Alessandro Sangiorgi, Luiz Malheiro, Regina Elena Mesquita, Esmeralda Ruzanovsky e atualmente a mezzo soprano Eloisa Baldin.
Que neste ano possamos oferecer ao nosso fiel público lindos espetáculos, que celebrem esses 30 anos de maneira digna e que essa série possa chegar a outros tantos 30 anos, sempre crescendo, na formação de cantores, na formacão de público, para o crescimento cultural de nossa cidade.
Bravi Tutti!

Eloisa Baldin
Coordenadora das Vesperais Líricas