A ópera explicada pelo maestro Riccardo Muti MANUELA PAIXÃO, Malta |
Um seminário internacional de uma semana dirigido por Riccardo Muti, exclusivamente sobre ópera lírica italiana, na cidade de La Valletta, capital de Malta, constituiu a abertura oficial de um projecto único: a instituição da Mediterranean Music Academy, com sede no Antigo Hospital Naval de Bighi, no alto da colina sobre o Grande Porto desta ilha. O seminário assumiu a forma de um curso breve, em que Riccardo Muti, um dos mais famosos maestros do mundo, trabalhou com a jovem Orquestra Cherubini, composta por músicos com idades compreendidas entre os 23 e 30 anos. A assistir às sessões esteve um público seleccionadíssimo. Apenas a 15 participantes - cantores, estudantes e profissionais, provenientes de vários países da bacia do Mediterrâneo - foi permitido que assistissem a todos os ensaios com a orquestra, oportunidade para observarem a técnica e o talento do grande regente. Durante os ensaios da Orquestra Cherubini para a versão de concerto da ópera Don Pasquale, de Donizetti, Muti entusiasmou os 15 participantes-alunos pelo modo exigente como procura atingir o perfeccionismo musical por que ficou conhecido, estimulando os jovens membros da orquestra e os cantores de ópera " a entrarem num diálogo com cada um". Cantarolando as notas para explicar bem à orquestra exactamente o que pretendia, o maestro permitiu vários momentos de distensão e sorrisos, devido ao sentido de humor a que recorria muitas vezes para explicar melhor as suas ideias. "Esta é uma iniciativa fantástica, porque nos apercebemos do trabalho no interior da própria orquestra, entre a orquestra e Riccardo Muti, entre a orquestra, Muti e os cantores", declarou Misak Baghboudarian, director da orquestra Sinfónica da Síria, ao Diário de Notícias. De resto, para Muti, "a presença de participantes sírios neste seminário proporciona a possibilidade de uma ponte cultural entre dois mundos, a Europa e o Médio Oriente, sendo Malta muito importante pela sua posição geográfica e política". Os participantes assistiram ainda às provas, ensaios e ao concerto final que, além de Don Pasquale, incluiu o Stabat Mater de Pergolesi e o Salve Regina de Porpora. O seminário concentrou-se sobretudo em cinco focos: a "aula" sobre o processo para a produção de uma ópera; o ensaio com a orquestra; o ensaio com os cantores; com o coro; e a representação teatral da ópera. No intervalo e no final destes ensaios, os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas a Muti, que partilhou o seu imenso saber no campo da preparação de espectáculos operáticos.| |
Nenhum comentário:
Postar um comentário