![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhE5FgGUPMIyIzV5teS19R_wPm5MDqVzAi1W0-p96oyeC23szCdujFdDqvPtahyUyxIvPJjHWCyPIuJOaHbSFBuiKw0hxD8-5cTMpLj9pCrpqwfQFfAB_cRDJUtTu8GWQIEBV9LoQ/s320/CARTAZ+MANON+LESCAUT+copy.jpg)
Puccini – Manon Lescaut
19 de Outubro às 18h30 – Sala Olido
21 de Outubro às 20h00 – Teatro João Caetano
Manon – Elaine Moraes, soprano
Des Grieux – Rinaldo Leone, tenor
Lescaut – Daniel Lee, baritono
Edmund – Ricardo Iozi, tenor
Geronte – Jonas Mendes, baixo
Karin Uzun – piano
Direção Cênica e concepção – Eloisa Baldin
Iluminação - Roberto Fernandes de Paiva
Coordenação – Eloísa Baldin
Resumo:
1º ATO: Estalagem em Amiens. O cavaleiro DES GRIEUX está com um grupo de Estudantes. Numa diligência, chegam LESCAUT, MANON, sua irmã, e GERONTE, um velho muito rico. LESCAUT pretendia levar a irmã para um convento, mas ela interessa muito a GERONTE, e ele consente que o velho rapte a irmã. DES GRIEUX fica profundamente perturbado com MANON, e se apaixona de imediato. MANON sente-se atraída pelo jovem cavaleiro, com o qual acaba por trocar juras de amor. DES GRIEUX consegue convencer MANON a fugir com ele, na própria carruagem destinada ao rapto. LESCAUT não se preocupa, já que conhece o amor da irmã pelo luxo.
2º ATO: Paris: MANON vive agora no luxuoso apartamento de GERONTE, mas confessa ao irmão que está cansada de tudo e que o seu único desejo é poder voltar para DES GRIEUX. Com a ajuda de LESCAUT, DES GRIEUX chega no apartamento e encontra MANON sozinha, ele a censura, mas acaba repetindo novas juras de amor. GERONTE surpreende os dois e sai para chamar a Polícia. LESCAUT exorta os amantes a fugirem, mas MANON não se conforma em deixar tanto luxo. GERONTE regressa com a Polícia, acusa a amante de prostituição, e MANON vai presa.
3º ATO: Havre: DES GRIEUX e LESCAUT planejam libertar MANON, que deverá embarcar, com outras prostitutas para a Louisiana, na América do Norte. Quando ouve o nome de MANON, DES GRIEUX coloca-se ao seu lado e mantém-se firme na sua decisão: embarcará também. O Comandante aproxima-se e DES GRIEUX implora-lhe que atenda o seu pedido e eles embarcam juntos.
4º ATO: O último ato passa-se num deserto na fronteira de Nova-Orleans, um cenário de grande desolação. Perseguidos, eles deixaram a cidade. Agora lamentam a desgraça que se abateu sobre eles, e MANON, pressentindo a morte, pede a DES GRIEUX que a deixe morrer sozinha. Desesperado, DES GRIEUX parte em busca de auxílio, e só, como pedira, MANON exprime a sua desolação. O cavaleiro regressa e ela morre em seus braços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário