Que horas são em São Paulo, Brasil ?

segunda-feira, agosto 07, 2006

Elisabeth Schwarzkopf como Marschallin - Cavaleiro da Rosa - R. Strauss



Cantora Elisabeth Schwarzkopf morre aos 90 anos de idade


A soprano alemã Elisabeth Schwarzkopf faleceu na madrugada desta quinta-feira (03/08), em Schruns, Áustria, aos 90 anos de idade. Para muitos, ela foi uma das maioras cantoras do século 20, ao lado de Maria Callas e Victoria de los Angeles.

Schwarzkopf foi, em especial, uma grande intérprete de Mozart e Richard Strauss: sua interpretação da Marechala de O Cavaleiro da Rosa desafia comparações até hoje. Após encerrar sua carreira como cantora de ópera em 1972, deu em 1979 seu último recital, em Zurique.

"A melhor cantora da Europa"

Em junho de 2006 ela fora indicada para o Echo Klassik da Academia Fonográfica Alemã, pelo conjunto de sua obra, prêmio que deveria receber em 22 de outubro próximo.

Elisabeth SchwarzkopfA cantora nasceu em 9 de dezembro de 1915 em Jarotshin, perto de Posen. Cresceu em Berlim, onde também iniciou sua formação em canto. Sua carreira internacional começou em 1947, durante uma turnê da Ópera de Viena em Londres. No ano anterior, o regente Herbert von Karajan a classificara como "talvez a melhor cantora da Europa".

A partir de então foi presença obrigatória no Scala de Milão, no Metropolitan de Nova York e em Bayreuth. Desde a década de 80 Schwarzkopf passou a atuar como professora de canto, um de seus alunos mais famosos é o barítono norte-americano Thomas Hampson.

Nenhum comentário: