Que horas são em São Paulo, Brasil ?

quarta-feira, dezembro 06, 2006

ANA NETREBKO - MUSICA DE RAIZ

Música de raiz



A história de Anna Netrebko poderia bem ser o libreto de uma ópera metalingüística. Estudante do Conservatório de São Petersburgo, trabalhava como faxineira do Teatro Mariinsky, berço de notáveis talentos da ópera e balé russos. O ofício lhe garantia contatos diários com os ensaios da companhia do teatro e permitiram, posteriormente, que fosse descoberta pelo maestro Valery Gergiev, por meio de um concurso. Daí para o reconhecimento internacional foi necessário apenas pouco mais de uma década e alguns discos. Só nesse ano foram quatro lançamentos, dois CDs e dois DVDs.
Entre os recém-lançados, Russian Album apresenta, somado à bela voz de Anna Netrebko, um repertório do que há de mais significativo da tradição operística russa. Após destacar-se em gravações dos mais pops dos clássicos da ópera, a soprano grava Tchaikóvsky, Rachmaninov, Rimsky-Korsakov, Glinka e um trecho da Guerra e Paz por Prokofiev, faixa em que se percebe o inegável talento de Netrebko cantando na língua pátria.

O disco foi gravado com a Orquestra do Teatro Mariinsky, sob regência de Valery Gergiev, em dezembro de 2005 e em janeiro, maio e junho de 2006. Desse modo, Anna Netrebko não apenas reconstrói suas origens no repertório escolhido, como também por meio da casa na qual era faxineira e com o maestro que a descobriu. São estas as raízes da soprano que se revelou surpreendente e que tem sido aclamada pela crítica com algum exagero, à procura de uma sucessora de Maria Callas. Aparando os excessos da mídia, Anna Netrebko é uma voz que, sobretudo, merece ser ouvida. (Rodrigo Manzano)


ANNA NETREBKO
Russian album
Deutsche Grammophon
Preço médio: R$ 42

Nenhum comentário: