Que horas são em São Paulo, Brasil ?

quinta-feira, maio 03, 2007

VIRADA CULTURAL 2007 - "A ERA DO RADIO"

Como imaginar um mundo sem imagens?
Como deixar nossa imaginação criar um personagem?
Como educar nossos sentidos para apenas e tão somente ouvir?

Estamos falando de uma prática tão antiga. Bem... não tão antiga: só temos de voltar apenas uns 50 ou 60 anos.
Pois é... Era o que nossos avós e bisavós faziam tendo ao lado um aparelho que nem todos podiam ter o luxo de possuir, principalmente nos primeiros anos a partir da segunda década do século passado, quando foi concebido: o RÁDIO.
Enquanto os mais pobres possuíam um pequenino, às vezes de baquelite (o plástico da época) ou então de madeira, os ricos tinham aqueles mais suntuosos, em seus móveis em madeira de lei e com alto-falantes maiores e mais potentes.
Tudo passava pelo rádio: era o meio de comunicação popular. Não só as notícias mais recentes eram veiculadas pelo rádio, como também fatos já vividos, tudo... O rádio possibilitava uma viagem imaginativa a lugares que em que muitos jamais poderiam estar. Por exemplo, num programa que se chamava Teatro de Aventuras, cada final de semana era levada uma obra prima da literatura: Os Três Mosqueteiros e Cirano de Bérgerac, apenas para citar alguns nomes. E a dramaturgia nacional e estrangeira também estava presente.

Havia programas humorísticos de alta qualidade, e também as novelas, que eram acompanhadas com a mesma ritualidade como se faz com as novelas de hoje, criando modismos na fala e emocionando o país inteiro, como foi o caso da célebre O Direito de Nascer, fazendo com que a maioria das crianças nascidas na época levassem o nome do personagem principal, Albertinho Limonta.

Ah, sim... E ao lado de tudo isso, o nosso tema de hoje: as CANÇÕES.
Cantores e cantoras de vozes privilegiadas, com personalidades e formas de cantar bastante características, que sabiam transmitir cada poema, cada palavra, cada sentimento com incrível singularidade e fizeram parte da vida de tanta gente, de todas as idades e de todos os níveis sociais.
Propomos uma viagem...Embarque conosco!
Não importa se você tem menos de quarenta... Deixe-se levar pela harmonia, pela beleza, pela criatividade, pelos poemas e acima de tudo, pelas belíssimas melodias criadas num tempo em que as pessoas paravam para, simplesmente, OUVIR.

Marco Antonio Bernardo
Sílvia Tessuto


ARTISTAS:
ELOISA BALDIN – soprano
REGINA ELENA MESQUITA– mezzo-soprano
SILVIA TESSUTO – mezzo-soprano
ROBERTO CASEMIRO – baixo

IVAN DECLOEDT – contrabaixo
NESTOR GOMES – bateria
LUCAS BALDIN – violão
MARCOS ARAGONI - piano
MARCO ANTONIO BERNARDO – arranjos e direção musical

JOSÉ MARSON, apresentador


Nenhum comentário: