Que horas são em São Paulo, Brasil ?

quinta-feira, setembro 20, 2007

Ribeirão recebe ópera de Mário de Andrade


O Coral da USP/Ribeirão, em conjunto com os corais de Bebedouro, Coopercitrus/Credicitrus e “Municipal Maestro Pedro Pellegrino”, encenam, no próximo dia 28 de setembro, a ópera Café, escrita pelo poeta modernista Mário de Andrade. A composição musical é do músico ribeirão pretano José Gustavo Julião. A montagem, que abre a programação da 7ª Feira Nacional do Livro, no Teatro D. Pedro II, acontece no dia 28 de setembro, às 21h e o valor do ingresso é de R$ 5.


Embora Mário de Andrade seja considerado um dos principais nomes da literatura brasileira com sua produção cultural bastante cultuada, “Café” ainda é desconhecida do grande público e revela um autor apaixonado pela idéia de unir música e protesto social. Um dos motivos que levaram Mário a escreve-la foi a de utilizar a arte como forma de protesto contra o governo de Getúlio Vargas, durante o período ditatorial do Estado Novo, em 1937, projeto que não foi levado à realização devido à censura da época. A sua primeira encenação aconteceu em 2002, durante as comemorações dos 450 anos da cidade de Santos.

Apesar de seu “quase ineditismo”, a obra confere a qualidade de um autor que sempre se preocupou com a música como forma de expressão artística e de formação cultural, tendo dedicado ao tema alguns ensaios literários.

O projeto tem idealização, coordenação, direção musical e regência do maestro Sergio Alberto-de-Oliveira, direção cênica de José Maurício Cagno, e cenografia de Costi Sarantopoulos, tem na co-produção a Coopercitrus (Cooperativa de Cafeicultores e Citricultores do Estado de São Paulo) e conta com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, através do Fundo de Cultura, Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão Preto, Prefeituras de Ribeirão Preto e Bebedouro, Fundação Feira do Livro, Fundação Theatro Pedro II, como Banco do Brasil e Espaço Kaiser de Cinema. A encenação celebra os 25 anos do Coral USP/Ribeirão “Madrigal Revivis”.

Nenhum comentário: