Que horas são em São Paulo, Brasil ?

domingo, setembro 09, 2007

Viúva do violoncelista Rostropovich leiloa colecção de arte



A soprano Galina Vishnevskaya, viúva do violoncelista russo Mstislav Rostropovich, anunciou que vai leiloar a colecção de arte privada do casal por não dispor dos fundos necessários para a sua conservação.

«Já não há fundos. Rostropovich morreu. Dos últimos anos da sua vida, só ganhou dinheiro num. Eu já não canto. Não há receitas. Quer dizer que tenho, de alguma forma, de mantê-la», disse Vishnevskaya à estação de rádio Eco de Moscovo.

A cantora lírica de 81 anos explicou que ela e o marido tomaram a decisão de leiloar a colecção de quase 500 obras de arte em caso de «acontecer alguma coisa» com algum deles.

O dinheiro obtido no leilão destinar-se-á às fundações criadas por ambos para ajudar os jovens músicos e cantores e também a uma organização de assistência à infância na Rússia.

A leiloeira britânica Sotheby´s, que realizará o leilão a 18 e 19 de Setembro, espera recolher mais de 13 milhões de libras (cerca de 19 milhões de euros).

A viúva de Rostropovich indicou que se trata de uma colecção «única», pelo que exige conservação, protecção, restauro e um seguro a longo prazo.

«Não fizemos uma colecção de arte, mas uma decoração para o nosso apartamento parisiense, para lá vivermos. Comprámos aquilo de que gostávamos, o que nos enchia a alma», sublinhou.

A soprano revelou que o par começou a adquirir as obras de arte - pinturas, cerâmicas, móveis e peças de loiça - quando teve de abandonar a União Soviética com rumo a Paris, em 1974, quando foram expulsos pelo regime comunista.

O casal guardava esses objectos no seu apartamento de Paris, comprado quatro anos depois de se exilar em França, e num outro em Londres.

Das obras da colecção, destacam-se várias telas de Ilia Repin, um dos melhores pintores russos, entre as quais «Bolcheviques», que nunca foi exposta.

«Ninguém o conhece. O quadro mostra um soldado do Exército Vermelho que tira o pão a um menino», descreveu.

Segundo a leiloeira britânica, a obra mais importante é um óleo sobre tela do pintor russo Boris Dmitrievich Grigoriev (1886-1939), intitulado «Os Rostos da Rússia», avaliado em mais de 1,5 milhões de libras (2,2 milhões de euros).

Outra das «jóias» do leilão será o quadro «O Tesouro dos Anjos» (1905), uma obra do pintor, etnólogo e escritor russo Nikolai Rerikh (Nicholas Roerich, 1874-1947), que adornava o apartamento de Londres.

O casal adquiriu esse quadro de mais de três metros por três em 1998, num leilão da Sotheby´s, por 287.500 libras esterlinas (424.900 euros) e agora os peritos situam o seu preço entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (1,1 e 1,7 milhões de euros).

A viúva do músico ainda não decidiu o que fará com outra parte da colecção que se encontra na Rússia e inclui antigos manuscritos musicais que Rostropovich reunia e miniaturas que ela coleccionava.

Considerado o melhor violoncelista do século XX, Rostropovich morreu a 27 de Abril deste ano, aos 80 anos, num hospital de Moscovo.

Diário Digital / Lusa

Nenhum comentário: