Que horas são em São Paulo, Brasil ?

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Morre o compositor alemão Karlheinz Stockhausen


07/12/2007 - 16h39
Morre o compositor alemão Karlheinz Stockhausen

O compositor Karlheinz Stockhausen, morto aos 79 anos

BERLIM, 7 dez 2007 (AFP) - O compositor alemão de vanguarda Karlheinz Stockhausen morreu na quarta-feira, aos 79 anos de idade, na cidade de Kuerten (oeste da Alemanha), anunciou nesta sexta-feira a Fundação Stockhausen em comunicado.

Karlheinz Stockhausen é um dos mais talentosos e influentes compositores alemães do pós-guerra, com criações altamente complexas; suas peças são desarmônicas e abstratas o que levou um dia o jornal britânico "The Guardian" a qualificar a música de Stockhausen de "neuroticamente bela".

Nascido na cidade de Mödrath, na Renânia, a vida foi semelhante à de muitos jovens alemães de sua geração, obrigados a começar tudo do zero depois da Segunda Guerra. Após a morte dos pais em experiências traumáticas de guerra, Stockhausen passou um tempo ganhando a vida tocando em piano-bares.

Estudou Música, Literatura Germânica e Filosofia na Universidade de Colônia, transferindo-se depois para a Universidade de Bonn, onde freqüentou os cursos de Fonética e Comunicações. De 1952 a 1953, estudou em Paris com o compositor Olivier Messiaen (1908-1992), influente professor de nomes da música nova como Pierre Boulez, Iannis Xenakis e György Kurtág.

Nos anos 60, Stockhausen teve um papel decisivo no movimento Fluxus, interessado em abolir os limites tradicionais entre arte e sociedade, tendo trabalhado em Nova York com artistas de vanguarda, como Nam June Paik e Allen Ginsberg; também e desenvolveu seu interesse pelas artes visuais.

Os músicos do rock também fizeram parte de sua vida. Stockhausen esteve presente à montagem de retratos na capa do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles.

Nos anos 70, Stockhausen começou a trabalhar no ciclo de ópera épico Licht (Luz), que teve a apresentação integral em outubro de 2004. A obra consiste de sete partes intituladas como os dias da semana. O ciclo completo dura mais de 29 horas, representando a composição mais longa da história da música.

Nenhum comentário: