Que horas são em São Paulo, Brasil ?

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Municipal de São Paulo anuncia óperas e balés para 2008

A temporada lírica começa em abril e se estende até o mês de novembro. Dos oito títulos escolhidos para 2008, cinco terão produções inéditas: "Madama Butterfly", de Giacomo Puccini --em comemoração aos 150 anos de nascimento do compositor e ao centenário da imigração japonesa; "Ariadne em Naxos", de Richard Strauss; "Amelia al Ballo", de Giancarlo Menotti; "Le Villi", também de Puccini; e "Sansão e Dalila", de Camille Saint-Säens.

Já para apresentar a ópera "O Castelo de Barba-Azul", de Béla Bartok, o teatro vale-se do sistema de troca de produções. Com direção cênica de Felipe Hirsch e cenários e figurinos assinados por Daniela Thomas, a montagem será emprestada ao teatro pelo Palácio das Artes de Belo Horizonte --que apresentou, em 2007, uma produção do Municipal de São Paulo.

Os outros dois espetáculos serão remontagens de sucessos do Municipal. A ópera "Falstaff", de Giuseppe Verdi, abrirá a temporada na aclamada produção de José Possi Neto de 2003. O oratório cênico "Colombo", do brasileiro Antonio Carlos Gomes, volta ao palco na concepção de William Pereira apresentada em 2004.

Três das óperas escolhidas --"Ariadne", "Amélia" e "Le Villi"-- nunca foram apresentadas no Municipal, e "O Castelo de Barba-Azul" só foi realizado em versão de concerto, em 1996.

A última encenação de Sansão e Dalila no teatro aconteceu na década de 40.

Os espetáculos trarão a São Paulo três renomados solistas estrangeiros: o tenor britânico Paul Charles Clarke, a meio-soprano argentina Cecilia Diaz e o tenor neozelandês Simon O'Neill --que fará em 2008 a ópera "A Valquíria", de Wagner, no Metropolitan de Nova York.

Para os outros papéis, foram chamadas estrelas do canto lírico nacional, como os barítonos Lício Bruno e Paulo Szot, as sopranos Eiko Senda e Laura de Souza, a meio-soprano Denise de Freitas e o tenor Marcello Vannucci.

As equipes de produção também trazem nomes como os diretores Jorge Takla ("Madama Butterfly"), André Heller-Lopes ("Sansão e Dalila") e Caetano Vilela ("Ariadne em Naxos"), os cenógrafos Renato Theobaldo e Daniela Thomas e o figurinista Fabio Namatame. Uma menção especial vai para a artista plástica Tomie Ohtake, responsável pelos cenários e figurinos de Madama Butterfly, recriando uma produção dos anos 80.

Dança

Na área da dança, o grande destaque da temporada 2008 é a programação comemorativa dos 40 anos do Balé da Cidade de São Paulo. Sob a direção artística de Mônica Mion, o grupo prepara duas grandes estréias.

A primeira está marcada para o mês de julho. Trata-se de uma coreografia inédita criada pelo artista catalão Cayetano Soto especialmente para Balé da Cidade e produzida em parceria como o Gran Teatro Del Liceo, em Barcelona, Espanha.

Já no mês de dezembro, acontece a estréia de "O Lago dos Cisnes", releitura contemporânea do balé clássico criada pelo coreógrafo brasileiro Sandro Borelli. A música de Tchaikovsky será executada ao vivo no fosso do teatro pela Orquestra Experimental de Repertório, sob o comando do maestro Jamil Maluf.

Nenhum comentário: