Que horas são em São Paulo, Brasil ?

quarta-feira, abril 09, 2008

Roberto Minczuk


O maestro do século 21

Com talento, carisma e espírito empreendedor, o regente Roberto Minczuk renova a vida musical do Rio de Janeiro. Para vencer numa profi ssão que se reinventa, ele segue o exemplo de inovadores como Leonard Bernstein e Kurt Masur

* por João Gabriel De Lima

A Missa de Nossa Senhora da Conceição, do padre José Maurício Nunes Garcia, marcou o início de um ano que promete ser especial para o maestro Roberto Minczuk. A peça do principal compositor colonial brasileiro abriu, no último dia 6 de março, a temporada da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), que neste ano leva aos palcos do Rio de Janeiro um elenco de atrações internacionais como há muito não se via na cidade.

Entre elas, o maestro alemão Kurt Masur, a cantora americana Kathleen Battle, o violinista russo Boris Belkin, o bandoneonista argentino Daniel Binelli, o violoncelista brasileiro Antonio Meneses e o prodígio do piano Peng Peng, um chinês de apenas 12 anos.

É um espanto quando se pensa que há três anos a OSB, que já foi a mais importante do Brasil, estava totalmente sucateada. Desde a chegada de Minczuk — ou Roberto, como é conhecido no meio musical e como de agora em diante será tratado nesta reportagem —, a orquestra renovou seu quadro de músicos , quadruplicou o orçamento e voltou a tocar bem. Voraz, o regente não pretende parar por aí.

Nenhum comentário: