Que horas são em São Paulo, Brasil ?

quinta-feira, julho 10, 2008

Minczuk rege "pecados" de Kurt Weill em Campos do Jordão

Irineu Franco Perpétuo

A trajetória começa com a preguiça, em um parque, e vai até a inveja, em San Francisco, passando por orgulho, ira, gula, luxúria e ganância. Com a participação da bailarina Ana Botafogo e direção cênica de Carla Camurati, Roberto Minczuk rege hoje, à frente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, "Os Sete Pecados Capitais", do alemão Kurt Weill (1900-1950), como parte do 39º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.


Bailarinos com Ana Botafogo, que faz participação no balé de Weill no auditório Claudio Santoro
Bailarinos dançam com Ana Botafogo, que faz participação no balé de Weill

Diretor artístico do festival, Minczuk executou a obra há dois anos, na Ópera de Lyon (França) e no Festival Internacional de Edimburgo (Escócia) -na época, o "Financial Times", de Londres, louvou a "regência soberba" do maestro. "É uma peça típica do Weill, e tem um pouco de tudo: tem leveza, tem humor, mas também é dramática e possui densidade musical", afirma.

A solista vocal é a soprano germânica Gut-Brit Brakmin, do elenco estável da Komische Oper, de Berlim, que o "Financial Times" saudou como "sensacional" em 2006. Como a duração de "Os Sete Pecados" é curta (cerca de 40 minutos de música), Brakmin canta, na primeira parte da apresentação, cinco canções de Weill (incluindo o célebre "Die Moritat von Mackie Messer"), acompanhada pelo piano do holandês John Snijders.

Com libreto do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), "Os Sete Pecados Capitais" ("Die Sieben Todsünden") estreou em Paris, em 1933, com coreografia do lendário bailarino George Balanchine. O balé cantado narra, em tom satírico, a história de duas irmãs da Louisiana que buscam fortuna nas grandes cidades dos EUA -a cada uma das quais corresponde um pecado.

Se o papel de Anna 1 fica a cargo de Brakmin, sua irmã, Anna 2, é encarnada por Ana Botafogo, primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro -onde a produção que se apresenta hoje em Campos do Jordão foi encenada no mês passado, e cuja orquestra sobe a serra para participar da apresentação.

Até o fechamento desta edição, havia pouco mais de 20 ingressos disponíveis para o espetáculo. Na capital, as entradas podem ser adquiridas na bilheteria da Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 51, tel. 0/xx/11/ 3367-9500). Estão disponíveis ainda, em Campos do Jordão, na bilheteria do Auditório Claudio Santoro.

O jornalista Irineu Franco Perpétuo viajou a convite do festival.

Os Sete Pecados Capitais
Quando: hoje, às 21h
Onde: Auditório Claudio Santoro (av. dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Campos do Jordão, tel. 0/xx/12/3662-2334); 12 anos
Quanto: R$ 30

Nenhum comentário: