Que horas são em São Paulo, Brasil ?

terça-feira, abril 14, 2009

Festival de Ópera apresenta "A Vida Parisiense em Manaus" no interior do Amazonas

MANAUS - A ópera "A Vida Parisiense... em Manaus", que retrara a Belle Époque, ganha interpretação regionalizada especial para este 13º Festival de Ópera. A obra estréia no dia 23 deste mês, no município de Rio Preto da Eva (a 79 km de Manaus), às 20h.

O espetáculo também fará o encerramento do XIII FAO, no dia 31 de maio, no Centro Cultural Largo de São Sebastião, às 19 horas. Em ambos, a entrada é gratuita.

A obra

A montagem especial da ópera de Offenbach já promete ser um dos maiores destaques desta edição do Festival e deve reservar uma série de surpresas para o público. A começar pela própria concepção do espetáculo.

Neste XIII FAO, a obra ganhou um exclusivo título: “A Vida Parisiense...Em Manaus” (“La Vie Parisienne... A Manaus”), isto por conta das adaptações que estão sendo feitas no texto do libreto original de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, que transporão a dramaturgia da obra que originalmente mostrava a Paris do século XIX para a Manaus deste mesmo período histórico.

Um outro grande destaque deste espetáculo será a interpretação da ópera, que ficará por conta da Orquestra Experimental do Amazonas, a qual participa pelo segundo ano do Festival. O conjunto de 78 componentes é formado, integralmente, por jovens com idade entre 14 e 25 anos, oriundos do Núcleo de Música do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro (LAOCS).

Os solistas de “A Vida Parisiense... Em Manaus” também revelam um outro ponto alto. A maior parte é composta por amazonenses, 13, em um total de 18 personagens, na primeira récita do espetáculo e 12 na segunda récita, visto que o elenco sofrerá algumas alterações de uma apresentação para a outra. O restante do “time” é integrado por grandes nomes do cenário erudito nacional.

Produção

A produção da ópera, por sua vez, ficará sob o comando de renomados artistas internacionais e nacionais. A direção cênica do espetáculo é assinada pelo colombiano Alejandro Chacon e o uruguaio Adan Martinez, cuidará dos figurinos. A iluminação será feita por Caetano Vilela e a coreografia é de André Duarte. Os cenários, por fim, foram confeccionados pela Central Técnica de Produção (CTP).

Nenhum comentário: