Que horas são em São Paulo, Brasil ?

quinta-feira, novembro 11, 2010

"Il Segreto di Suzanna" de E. Wolf- Ferrari








Wolf- Ferrari – Il Segreto di Suzanna

09 de Novembro às 18h30 – Sala Olido

10 de Novembro às 20h00 – Teatro João Caetano

Suzanna – Adriana Magalhães, soprano

Il Conte – Sandro Bodilon, barítono

Sante – José Marson – papel mudo

Karin Uzun – piano

Direção Cênica e concepção - João Malatian

Iluminação - Roberto Fernandes de Paiva

Coordenação, tradução e legendas – Eloísa Baldin

Resumo:

Esta ópera, cujo libreto original em italiano foi escrito por Enrico Golisciani, tem apenas um ato. Estreou no Hoftheater de Munique em dezembro de 1909 com o libreto traduzido para o alemão.

O enredo é bastante singelo e conta a história do ciumento Conde Gil, que acredita ter visto sua esposa, Susanna, caminhando sozinha pela rua.

Fica aliviado ao encontrar a esposa em seu quarto, mas um fato chama a sua atenção: sentiu cheiro de tabaco. Pois se nem ele nem a esposa eram fumantes, quem teria fumado naquele ambiente? Um amante!

Gil percebe que o cheiro vem das roupas de Susanna e esta, acossada pelo marido, confirma ter um segredo, que jamais revelaria. Gil sai de casa à procura do fumante suspeito e Susanna, bastante nervosa, acende um cigarro... Gil, com o pretexto de pegar um guarda-chuva retorna para casa e, ao sentir novamente o cheiro de cigarro, retoma a busca pelo “outro”.

Ao final, Susanna é pega com um cigarro aceso nas mãos e seu segredo é revelado. A ópera termina com juras de amor eterno, entre baforadas de um cigarro fumado por ambos.

Nenhum comentário: