Que horas são em São Paulo, Brasil ?

quarta-feira, maio 09, 2007

Notícias










Tenor brasileiro Fernando Portari canta na Berlin Staatsoper Unter den Linden














Cantor carioca Fernando Portari substitui Villazón em récita de "Manon" na Alemanha e contracena com Anna Netrebko

O tenor Fernando Portari substitui seu colega mexicano Rolando Villazón em récita da ópera “Manon” amanhã, 9 de maio, na Berlin Staatsoper Unter den Linden - um dos mais importantes palcos da ópera mundial. Ao lado de Portari, estará ninguém mais, ninguém menos do que o soprano russo Anna Netrebko, a mais requisitada cantora lírica da atualidade.

Problemas de saúde afastaram Rollando Villazón – tenor do momento e mais freqüente parceiro de cena de La Netrebko – da récita desta quarta. Fernando Portari o substitui no principal papel masculino da ópera de Massenet, o do Chevalier Des Grieux. Até o momento, a substituição de Villazón por Fernando Portari foi anunciada para apenas uma récita.

A montagem de “Manon” que está em cartaz na Berlin Staatsoper Unter den Linden entre 29 de abril e 19 de maio é uma co-produção com a Ópera de Los Angeles. A direção cênica está a cargo do americano Vincent Paterson que já trabalhou com Madonna e Michael Jackson.

Na récita em que Portari cantará, a Staatskapelle Berlin será regida por Patrick Fournillier, mas três maestros se revezam durante a temporada de “Manon”: além de Fournillier, Julien Salemkour e Daniel Barenboim, o último também diretor artístico da Berlin Staatsoper Unter den Linden.

Fernando Portari tem sólida carreira na ópera brasileira. Em 2006 fez duas estréias mundiais de óperas de compositores nacionais: foi Luís Carlos Prestes em "Olga", de Jorge Antunes; e Ferdinando, de "A Tempestade" de Ronaldo Miranda - ambas em São Paulo. No mesmo ano foi Tamino em "A Flauta Mágica", de Mozart, no Theatro Municipal de São Paulo e viveu o papel título na estréia brasileira de "Idomeneo", também de Mozart, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Foi ainda professor na 36a edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão onde cantou "Mozart e Salieri" de Rimsky-Korsakov.

Nenhum comentário: