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segunda-feira, março 17, 2008

“As Paixões de Bach”


Resumo da aula de apreciação musical da Faculdade Teológica Batista de São Paulo



Trechos usados.
Paixão Segundo São Mateus - Abertura até Buß und Reu
Paixão Segundo São João - Abertura e Es ist Vollbracht ( ária de contralto)
Paixão Segundo São Marcos - Abertura








O Oratório e as Paixões

Nasceu dos dramas liturgicos da Idade Média – Lingua Latina e caráter espiritual/Bíblico – com o compositor italiano Carissimi temos o grande exemplo desta forma musical.
Possui todas as particularidades do estilo operístico :
Narração recitativa
Expressão dramática
Elementos contemplativos
Utilização de corais e orquestra.

O primeiro grande representante deste tipo de oratório foi o compositor italiano A. Draghi que chegou a escrever cerca de 40 oratórios.
Na Alemanha protestante se conhecia essa forma musical desde o séc. XVII, com Schütz, usando textos Bíblicos e acresecnetando poesias livres de caráter dramatico e lírico e se aproxima, com recitativos, árias e coral, da nova forma de cantata.

A tradição das Paixões que Bach nos deixou, deve incluir–se nessa direção.
Entre 1710 e 1720 o oratório em lingua alemã se torna um elemento muito usado na vida musical.
A música de Bach é sinônimo de ordem, pureza, de clareza e simplicidade elevada a uma potência espiritual inigualada.
A partir de 1722 Bach inicia a composição da sua Paixão Segundo São João e conforme o texto do evangelista, se caracteriza por uma dramaticidade muito mais intensa do que na obra baseada no evangelho de São Mateus, estreada em 1729.
A primeira só chegou à sua forma definitiva, depois de muitas modificacões, em 1740.

A Paixão Segundo São Mateus é dividida em duas partes – entre as quais havia o sermão – tem um caráter mais lírico e mais contemplativo, mesmo que não falte a ela o elemento dramático.

Tanto nas suas cantatas e nas paixões, como nas suas composicões puramente liturgicas ( Missa Brevis, Sanctus, Missa em Si menor) a fonte principal da inspiração de Bach são os textos e deixando de lado o feito de que nas suas paixões todos os elementos adquirem proporções monumentais, o fundamento de todas essas obras vocais é sempre o mesmo e, levando-se em consideração certa evolução pessoal de Bach no transcurso dos anos e apartando-se de qualquer possível vaidade de artista, o “Soli Deo Gloria”é o seu conteúdo e o título comum.

A obra inteira de Bach pode até ser considerada como uma exegese das mais profundas da Palvra de Deus.

Eloisa Baldin
Fonte:
La Música – Livro I
Editorial Planeta, S.A.
Calvet, 51 – 53
Barcelona

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