Que horas são em São Paulo, Brasil ?

quarta-feira, julho 23, 2008

American Idol


The most popular opera composer in the U.S. is Giacomo Puccini — a verdict that surprises most opera fans in Italy, where Giuseppe Verdi is revered as the greatest of the great. FRED PLOTKIN examines this curious cultural divide.

Giacomo Puccini's 150th birthday is coming up this December, so 2008 is his year. For many people in America who love opera, every year is Puccini's year. Some of his works, notably La Bohème, Tosca, Madama Butterfly and Turandot, are so ubiquitous in U.S. theaters that they practically crowd out other works. Puccini melodies seep into films such as Moonstruck and A Room With a View and form the soundtrack for the American infatuation with everything Tuscan. Leia mais aqui

sexta-feira, julho 18, 2008









Sexta-feira 18 Julho

Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação

(2 Coríntios 6:2).

AGORA NÃO, DEUS

Há muitas pessoas que são conscientes do fato de que não podem se apresentar diante de Deus da forma como estão atualmente. Mas elas acham que pensar nisso vez após vez é incômodo. Não querem se sentir pressionadas; crêem que ainda há tempo mais que suficiente para lidar com a questão.

Esse foi o caso de um jovem fazendeiro. Durante o período em que arava seus campos, esse pensamento sempre lhe vinha à mente. Ele conhecia o caminho da salvação; também sabia que devia confessar seus pecados diante de Deus e crer verdadeiramente no Senhor Jesus. Mas ele também estava consciente do preço de começar uma vida nova, pois quem recebe o Senhor como Salvador tem de viver somente para Ele. E aquele fazendeiro não se sentia pronto para dar esse passo.

Certo dia, novamente ele se sentiu incomodado com a questão de sua salvação eterna. Quando não podia mais suportar, ele se ajoelhou atrás de uma cerca e orou: “Senhor, quero ser salvo, mas não agora.” Isso o fez se sentir melhor e ele continuou seu trabalho. A luta dentro de seu coração havia terminado.

Você gostaria de saber quais foram as últimas palavras desse fazendeiro? Pouco antes de morrer, ele disse: “Agora é muito tarde! Com aquela oração eu mandei Deus embora.”

Aquele homem tinha medo das conseqüências que a salvação traria para sua vida; porém, ignorou as conseqüências para a eternidade. O tempo certo de se voltar para Deus é agora, não amanhã. “Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que produzirá o dia” (Provérbio 27:1).

quinta-feira, julho 17, 2008

NATALIE DESSAY


A different class of diva

By Norman Lebrecht / July 9, 2008

There are moments when an artist, seduced by the nuzzle of a radio mike, utters something so astonishing that the interviewer holds his breath and hopes to heaven that he has not misheard. ‘I got rid of my high notes,’ confides Natalie Dessay, in a backroom of the Theatre des Champs Elysees. ‘They were getting in the way.’

Dessay, 43, is an international operatic sensation. The first French singer to open a season at the Metropolitan Opera, saving a rickety production from director blight, she is by far the most versatile, surprising actress to be seen on an opera stage.

As blood-smeared tragedienne in Donizetti’s Lucia di Lamermoor in New York, or as light comedienne in Fille du Regiment at Covent Garden, Dessay’s madcap energy and gamine magnetism catch the eye even as Juan Diego Florez lets off nine top C’s in Fille and the audience roars to its feet. Dessay and Florez have erased Joan Sutherland and Luciano Pavarotti from Fille memory. Natalie’s pixie features wink out at you from Manhattan bus-stops. She, more than any current soprano, can give an opera a different twist.

So why drop the top notes? Every singer I have ever known works like crazy to get as high as they can and, once there, to polish the notes like brass knockers and use them as a juggernaut. That, however, is not what Natalie Dessay is about.

‘It is very easy for someone with high notes to impress,’ she shrugs, ‘even if the rest is not very interesting. High notes are something that people seem to like - I never understood why. It’s like being able to fly. OK, you can fly, so what?’ ‘It’s rather unusual,’ I interject. ‘Yes, it’s rather good but it’s not enough. I want to give something else. When I had these high notes, I couldn’t pay attention to the text. I’m interested in the humanity of the characters and the interpretation.’ ‘So when you’re standing opposite Juan Diego and he is doing nine high C’s…’ ‘I’m not impressed,’ exclaims Natalie Dessay with absolute conviction. ‘Either you have the top or not. If you have it, it’s not that difficult.’

This, I suspect, is about as close as you can get to heresy in opera without calling Verdi second-rate and saying Wagner was composed by committee. Dissing the upper altitudes of the human voice undermines opera’s unique selling point and the careers of its leading celebrities. Not that Dessay seems bothered.

This is a singer who gets rid of bankable roles before they start to bore her – ‘after four or five productions, what can you add?’ – or if a bigger challenge turns up. She has just turned down Lucia the Royal Opera House because she wants to act in a Paris stage play, her first spoken role. Looking for a candidate to kick off the new Lebrecht Interview series on BBC Radio 3, Dessay was first choice. Few singers so readily challenge conventional wisdom, and are so eager to be honest with themselves.

Who is Natalie Dessay? The name is not the one she was born with, and she is quick to admit that she uses it as an alter ego, to protect her real self from the one that goes on stage. She was born Nathalie Dessaix and changed it because the ‘h’ in her forename looked phoney and she was taunted in school as ‘deux-Sexe’, or two sexes. She wanted to be a ballerina at five, then an actor at 13. She found her singing voice at 20 while rehearsing a play. She won a Mozart competition in Austria and learned all she needed to know about the repertoire system during a season at the Vienna State Opera. ‘They are not interested much in theatre, only in music,’ she sniffs.

Lucky breaks launched her in Paris and New York in the mid-1990s but raging ambition – ‘I need so much to be on stage’ - was marred by weak confidence. ‘Can’t they hear I’m not that good?’ she kept asking herself.

Marrying the baritone Laurent Naouri gave her two children and a confidence boost. ‘It was not a coup de foudre,’ she giggles when I ask if she fell in love, ‘but that’s why I married my husband. I knew it could last. I believe we can grow old together.’

She converted to Naouri’s faith, Judaism, despite insisting that she did not believe in God. ‘And now, somehow, I feel Jewish. I like this culture, I like the humour, I like the way of seeing the world, the importance of family. I used to be egocentric. Through this, I learned the importance of being with others, of sharing.’

She is happiest working with her best friends, the conductor Emmanuelle Haim and the director Laurent Pelli, whom she describes as her sister and brother, and the opera she is most looking forward to is a Handel Giulio Cesare that they will do together in Paris at the end of next year. ‘On stage, in rehearsal,’ she explains, ‘my job is to help the conductor and the director to build a team with people from different backgrounds. I am the go-between.’

Come again? Is this a diva speaking? Could you imagine Maria Callas describing herself as a facilitator, rather than a star? ‘It’s in my interest,’ says Dessay matter-of-factly. ‘If everybody works together, maybe there’s a chance we can achieve something. If we work alone, there’s no chance.’ She often clashes with conductors who demand musical purity at the expense of dramatic effect. Her fantasy is to play Lady Macbeth – Shakespeare’s, not Verdi’s. Every time she steps on stage she reminds herself that art is long, and life short.

Seven years ago, while rehearsing in Toulouse, she went to see a throat specialist with a minor discomfort and was told she had polyps on the vocal cords and might never sing again. ‘I was desperate. I started to cry. I thought it was over. The date was September 11, 2001. I turned on the radio and heard this terrible news from New York. I stopped crying completely. I thought: what I have is nothing compared to this. I was alive, I am alive.’

Two operations, with eight months of rehab after each one, brought her slowly back to the international stage, and on to greater things. She knows the voice is finite and torments herself about what she will do when she gives up singing and has half a life left ahead. She drops another casual bombshell into our conversation. ‘I have given up solo recitals. I don’t like to be alone on stage.’

What she craves is to leave a lasting impact on the way that opera is presented. ‘I want to make people forget we are singing,’ says Natalie Dessay, ‘I don’t want to them to come to hear beautiful voices, but to see a whole performance, of theatre with music.’ There has never been a diva quite like her, for putting vanity in the shade.

+ The Lebrecht Interview starts on July 21 at 9.45pm, after the Monday Prom on BBC Radio 3 and will be streamed at www.bbc.co.uk/radio3

quinta-feira, julho 10, 2008

Minczuk rege "pecados" de Kurt Weill em Campos do Jordão

Irineu Franco Perpétuo

A trajetória começa com a preguiça, em um parque, e vai até a inveja, em San Francisco, passando por orgulho, ira, gula, luxúria e ganância. Com a participação da bailarina Ana Botafogo e direção cênica de Carla Camurati, Roberto Minczuk rege hoje, à frente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, "Os Sete Pecados Capitais", do alemão Kurt Weill (1900-1950), como parte do 39º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.


Bailarinos com Ana Botafogo, que faz participação no balé de Weill no auditório Claudio Santoro
Bailarinos dançam com Ana Botafogo, que faz participação no balé de Weill

Diretor artístico do festival, Minczuk executou a obra há dois anos, na Ópera de Lyon (França) e no Festival Internacional de Edimburgo (Escócia) -na época, o "Financial Times", de Londres, louvou a "regência soberba" do maestro. "É uma peça típica do Weill, e tem um pouco de tudo: tem leveza, tem humor, mas também é dramática e possui densidade musical", afirma.

A solista vocal é a soprano germânica Gut-Brit Brakmin, do elenco estável da Komische Oper, de Berlim, que o "Financial Times" saudou como "sensacional" em 2006. Como a duração de "Os Sete Pecados" é curta (cerca de 40 minutos de música), Brakmin canta, na primeira parte da apresentação, cinco canções de Weill (incluindo o célebre "Die Moritat von Mackie Messer"), acompanhada pelo piano do holandês John Snijders.

Com libreto do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), "Os Sete Pecados Capitais" ("Die Sieben Todsünden") estreou em Paris, em 1933, com coreografia do lendário bailarino George Balanchine. O balé cantado narra, em tom satírico, a história de duas irmãs da Louisiana que buscam fortuna nas grandes cidades dos EUA -a cada uma das quais corresponde um pecado.

Se o papel de Anna 1 fica a cargo de Brakmin, sua irmã, Anna 2, é encarnada por Ana Botafogo, primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro -onde a produção que se apresenta hoje em Campos do Jordão foi encenada no mês passado, e cuja orquestra sobe a serra para participar da apresentação.

Até o fechamento desta edição, havia pouco mais de 20 ingressos disponíveis para o espetáculo. Na capital, as entradas podem ser adquiridas na bilheteria da Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 51, tel. 0/xx/11/ 3367-9500). Estão disponíveis ainda, em Campos do Jordão, na bilheteria do Auditório Claudio Santoro.

O jornalista Irineu Franco Perpétuo viajou a convite do festival.

Os Sete Pecados Capitais
Quando: hoje, às 21h
Onde: Auditório Claudio Santoro (av. dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Campos do Jordão, tel. 0/xx/12/3662-2334); 12 anos
Quanto: R$ 30

sábado, julho 05, 2008

Atualizando - La Navarraise

Muito trabalho, sem tempo de ficar em casa e sem tempo de postar ....enfim , fiquei muito tempo sem atualizar meu blog ! Ainda bem que foi por uma boa causa !
Vou colocar aqui fotos de um de meus últimos trabalhos, a ópera La Navarraise, de Massenet, que fiz no último dia 24 de Junho, na série Vesperais Líricas, mas que na verdade de veria ter sido feita no Municipal ... hehehehehe. No final acabou ficando uma grande produção e foi uma experiência incrível para todos !
Bravi Tutti !
- as fotos são de Rosana Barakat.




Morte de Araquil e loucura de Anita


Anita e Gen. Garrido



Anita e Araquil, ele ferido de morte

Araquil pouco antes de sua morte

Anita, desesperada

Anita em sua loucura

Anita e Araquil, 1º ato


Anita, Remigio, pai de Araquil e Araquil


Araquil/ Miguel Geraldi

Gen. Garrido e seus oficiais

Bustamante e seus soldados


Cenário
Sarg. Bustamante e Gen. Garrido

Anita e Araquil

Anita e Cap. Ramón


Anita/ Eloisa Baldin

quarta-feira, junho 11, 2008

Fachada do Teatro Municipal de SP será reformada

Agencia Estado
A fachada do Teatro Municipal de São Paulo, localizado na Praça Ramos de Azevedo, no centro da cidade, receberá sua primeira reforma desde a inauguração do espaço, em 1911. O salão nobre e o restaurante do teatro também passarão por uma restauração, sem que isso afete as atividades e programações culturais planejadas para os próximos meses. O projeto de restauração da fachada do teatro é uma parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura de São Paulo. Ele faz parte do Programa de Revitalização do Centro e custará R$ 5,8 milhões.

A assinatura do contrato com a empresa Concrejato, vencedora da licitação e responsável pela revitalização da Biblioteca Mário de Andrade, no centro da capital paulista, e da fachada da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na Avenida Doutor Arnaldo, acontecerá na próxima sexta-feira e contará com a presença do prefeito Gilberto Kassab (DEM) e do secretário municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil.

Obras de arte - Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Cultura, as pinturas do restaurante do Teatro Municipal, todas as peças de ouro e ainda os vitrais do salão nobre do local serão completamente recuperados.

O interior do prédio já passou por algumas reformas. Recentemente, em 2006, a estrutura interna foi reestruturada para proporcionar uma acústica mais adequada aos programas culturais realizados no local, principalmente aos da Orquestra Sinfônica Municipal, que tem o Teatro Municipal como sede. O exterior do prédio, inspirado na Ópera de Paris, no estilo eclético, provoca contrastes com o interior, agora em boas condições de preservação. Posteriormente, em outra reforma, o palco do teatro também passará por revitalização.

As obras de revitalização poderão começar a partir da assinatura do contrato, na sexta-feira, e devem durar um ano. Ainda não há, entretanto, previsão para início da reforma. A empresa irá avaliar o melhor momento para dar início ao projeto. Ao longo do processo, o teatro continuará aberto e a programação cultural não será alterada. As informações são do Jornal da Tarde.

segunda-feira, junho 02, 2008

Coral Lírico em outra performance.

Esta é uma amostra do espetáculo do Coral Lírico Municipal dentro do II Encontro de Coros Camargo Guarnieri, no qual tem concepção, direção cênica e coreografias minhas ! A luz maravilhosa foi do Miguel Geraldi.
Foi um lindo espetáculo !
Bravi tutti !

domingo, maio 25, 2008

The real reason opera superstar Bryn Terfel ....

The real reason opera superstar Bryn Terfel pulled out of the most talked about show of the year

By NIC NORTH and ELIZABETH SANDERSON
Last updated at 20:00 08 September 2007


He is the opera superstar who was rehearsing his biggest ever role.

She is the uncomplaining wife who, 300 miles away, was single-handedly raising his three children.

But then their son had an accident that turned Mrs Bryn Terfel into the wife who said NO.

At Bryn Terfel's Welsh farmhouse last week, the everyday signs of family life were plain for all to see; from the swings and slides in the garden to the toy horses scattered by the back door.

terfel

Scaling down: Opera star Terfel and wife Lesley at a music festival in Wales two weeks ago

Read more

sexta-feira, maio 23, 2008

Pink Floyd e soprano Renée Fleming

Pink Floyd e soprano Renée Fleming ganham prêmio Polar, o "Nobel da música"






Copenhague, 21 mai (EFE).- O grupo de rock britânico Pink Floyd e a soprano americana Renée Fleming ganharam hoje, em Estocolmo, o prêmio Polar, considerado o "Nobel" da música.




Em sua decisão, o júri destacou a importância da banda britânica
na evolução da música popular, por uni-la à arte, em sua proposta experimental, e por seu sucesso em "capturar e formar reflexões e atitudes para toda uma geração".

"O Pink Floyd inspirou e marcou o caminho para o desenvolvimento do rock progressivo", disse o júri.

No caso de Fleming, o júri ressaltou "sua voz única, sua naturalidade ao cantar" e sua variedade de gravações, que atraem tanto os iniciados quanto o público em geral.

A soprano americana nasceu em 1959, em Indiana (Pensilvânia), e foi criada nos arredores de Nova York, em uma família de tradição musical.

Antes de completar 30 anos de idade estreou em uma montagem de "As bodas de Fígaro", de Mozart, que marcou o início de uma bem-sucedida carreira que a levou a cantar nos palcos mais seletos do mundo e a desenvolver uma ampla e variada discografia.

O Pink Floyd foi formado em Cambridge (Reino Unido), há 45 anos, liderado pelo cantor e guitarrista Syd Barrett, que acabou deixando o grupo em 1968, em virtude do abuso de drogas e de constantes crises mentais.

Barrett foi substituído por David Gilmour, que, com Roger Waters no baixo e voz, Nick Mason na bateria e Rick Wright nos teclados, integra a formação clássica do grupo.

Durante a década de 70, o Pink Floyd evoluiu do psicodelismo do começo da carreira para o rock progressivo, e deixou álbuns lendários como "Dark Side of The Moon" (1973), "Wish You Were Here" (1975) e "The Wall" (1979).

Os ganhadores receberão o prêmio de um milhão de coroas suecas (cerca de US$ 157 mil), de mãos do rei Carl Gustav em cerimônia que será realizada no Konserthus de Estocolmo, em 26 de agosto.

O prêmio Polar foi criado em 1989 por Stig Andersson, compositor, produtor e empresário do grupo Abba.

Desde que começou a ser entregue, em 1992, o Polar premiou compositores, músicos e intérpretes como o brasileiro Gilberto Gil (em 2005), Paul McCartney, Bob Dylan, Led Zeppelin, Elton John, Ray Charles, Stevie Wonder, Bruce Springsteen, Burt Bacharach, Dizzy Gillespie, B.B. King, Keith Jarrett, Pierre Boulez e Sonny Rollins.
A Real Academia da Música sueca anunciou há poucos dias sua retirada da organização do Polar devido às exigências do prêmio, e para concentrar seus esforços em outras atividades.

sábado, maio 17, 2008

O Coral Lírico Municipal - II Encontro de Coros Camargo Guarnieri


O Coral Lírico Municipal estará se apresentando no dia 24/05 às 17h00 , encerrando as apresentações desse dia com o espetáculo " Líricos e Populares"

Programa


Felix Mendelssohn Bartholdy
(Hamburgo, 3 de fevereiro de 1809 – Leipzig, 4 de novembro de 1847)
Salmo 42 “Wie der Hirsch schreit soli”, Opus 42
Quinteto e Coro final
solista – Elayne Casehr, soprano
Eduardo Goes - tenor
Alex Flores - tenor
Sandro Bodilon - baritono
Jang Ho Joo - baritono

Giuseppe Verdi – (Roncole, 9 ou 10 de Outubro de 1813 – Milão, 27 de Janeiro de 1901)
arranjo de Mario V. Zaccaro ( S.Paulo,1955 )
da ópera Nabuco – “Va Pensiero”

George Gershwin – (Brooklyn, 26 Setembro 1898; Hollywood, 11 Julho 1937)
arranjo de Mario V. Zaccaro ( S.Paulo,1955 )
“I Got Rhythm”
solista – Margareth Loureiro, mezzo soprano

Milton Nascimento – (Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1942)
arranjo de Mario V. Zaccaro ( S.Paulo,1955 )
“Encontros e Despedidas”

Giacomo Puccini
(Lucca, 22 de dezembro de 1858 — Bruxelas, 29 de novembro de 1924)
da ópera Turandot - “Gira la Cote”

Carl Orff
(Munique, 10 de julho de 1895 — Munique, 29 de março de 1982)
da cantata Carmina Burana
“Dulcissime , Blanziflor et Helena, O Fortuna”
solista – Berenice Barreira, soprano

Coral Lírico Municipal
regente e arranjos, Mario Valério Zaccaro
direção cênica, concepção e coreografias, Eloisa Baldin
iluminacão, figurinos e cenários, Miguel Geraldi

pianos : Maria Emília Moura Campos
Marizilda Hein

terça-feira, maio 13, 2008

Soprano paraense grava álbum com Boulez


Adriane Queiroz faz solo em CD duplo da Deutsche Grammophon com oitava sinfonia da Mahler regida pelo famoso maestro francês
Elza Lima/Divulgação


Adriane Queiroz como Ceci, na ópera "Il Guarany', em Belém

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma soprano brasileira gravou para o principal selo clássico do planeta, sob a batuta de um dos regentes mais aclamados da atualidade. No papel da Mater Gloriosa, a paraense Adriane Queiroz é uma das solistas do CD duplo que a Deutsche Grammophon lançou neste ano no mercado internacional, com a oitava sinfonia de Mahler, regida por Pierre Boulez.
"Esse encontro com o maestro enriqueceu meus horizontes, pois seu entendimento da obra é tão espetacular ao ponto de que ele deixasse aos intérpretes lacunas de expressão sem ferir o estilo do compositor", afirma ela, de Berlim.
"Uma frase muito utilizada por ele: com bons músicos e um compositor como Mahler, só necessitamos executar o que está escrito", conta. "E assim foi o processo: sem estresse desnecessário, com confiança no grupo e a certeza de que qualquer passagem mais complicada poderia ser repetida sem a menor cerimônia."
No disco (disponível no site www.amazon.com; R$ 30, em média, mais taxas), Boulez rege a Staatskapelle, orquestra da Staatsoper de Berlim -que toca em São Paulo no final do mês, regida por seu diretor musical, Daniel Barenboim. Queiroz é membro do elenco estável da casa desde 2002.

Estabilidade
Se, no Brasil, os teatros contratam os cantores como "free-lancers", para cada produção, no mundo germânico (em que pode haver um título diferente a cada dia, com espetáculos durante a semana inteira), a situação é diferente. Sempre podem vir solistas convidados, mas cada casa possui um elenco fixo.
"Temos um grupo fixo de 26 cantores solistas (16 homens e 10 mulheres), uma orquestra fixa, um coro de 42 vozes femininas e 40 masculinas, um corpo fixo de balé, além de mais de 300 trabalhadores na técnica", enumera a soprano.
"A rotina de trabalho consiste em ensaios com a equipe de pianistas da casa, treinamento de idiomas, ensaios cênicos e provas com a orquestra", diz. "Muitas vezes são tantos espetáculos ao mesmo tempo que temos de entrar em cena várias vezes por semana em óperas de estilos distintos, o que exige resistência vocal e física."
Na Staatsoper (a principal das três casas de ópera de Berlim), Queiroz canta, em junho, o papel de Marzelline, na ópera "Fidelio", de Beethoven, e, na próxima temporada, interpreta Liù, em "Turandot", de Puccini, e Micaëla, na "Carmen", de Bizet, entre outros trabalhos.
Antes disso, no segundo semestre, volta para Belém e participará do 2º Festival Internacional de Ópera da Amazônia. Ela será Mimì, protagonista de "La Bohème", de Puccini. No ano passado, Queiroz teve uma atuação arrebatadora como Ceci em uma montagem de "Il Guarany", de Carlos Gomes, exibindo desenvoltura cênica e o mesmo timbre escuro de soprano lírico que brilha na bela, sóbria e transparente leitura de Boulez da oitava de Mahler (uma versão musicada do fim da segunda parte do "Fausto", de Goethe).

sexta-feira, maio 09, 2008

Male Soprano


Michel Maniaci (born 1976) is an American male soprano noted for his unusual ability to sing into the upper soprano register without using falsetto. Most men who possess this ability have it as a result of a hormonal imbalance or other physiological anomalies, but for some unknown reason Maniaci's larynx did not develop causing his voice to not "break" in the usual manner. This physical anomaly has given Maniaci the ability to sing in the soprano register without sounding like a typical countertenor or a woman singer.[1] For this reason, professional vocal pedagogists consider Maniaci's voice to be unique among countertenors, and compare his vocal quality to the castrato voice of the past.[2]

Castrato singers obtained their vocal ability to sing high as adult males due to castration as children. This practice ended however around the early to mid-19th century. Maniaci is like a castrato in that he does not sing falsetto, nor does he have a baritone/tenor/bass chest register, as countertenors do. Unlike a castrato, Maniaci is entirely physically intact and fertile.[3] Typically women dressed as men play the higher castrato roles in opera today as most male countertenors can not sing that high. What makes Maniaci such a unique singer is that he can sing these high castrato roles in a style and sound like the castrato of old.[4]

Maniaci is young but is quickly becoming an important presence on the international classical music scene having already appeared in lead roles at companies such as the Metropolitan Opera, La Fenice, and Opera North. He is known mostly for singing the works of Handel, Mozart and Monteverdi[5]

"Maniaci is another gifted singer who just keeps growing in dramatic acumen. To hear his beautiful ethereal voice as Idamante in a role usually the preserve of mezzo-sopranos (replacing the castrati) is a true gift because it is both vulnerable and passionate at the same time."
- Paula Citron, Toronto Globe and Mail, Monday, Apr 28, 2008 - Idamante in 'Idomeneo' (Opera Atelier)

“It was a night of four debuts – …and best of all, Michael Maniaci (billed as male soprano), who sang with clarity, passion, and hefty sound as Nireno.”
- Brian Kellow, Opera News, July 2007 - Nireno in 'Giulio Cesare' (Metropolitan Opera)

"Concert (performances) so far have cast the Velluti role of Armando with a mezzo-soprano, but La Fenice took the fascinating option of using Michael Maniaci, a male soprano (not countertenor) whose technique and artistry vindicated the choice triumphantly and must take us as near to the original as we're going to get today without sacrificing a few unfortunates along the way. Maniaci has impeccable phrasing, excellent coloratura, a confident top and an effective stage presence. Matching him was Patrizia Ciofi's Palmide whose soprano grows in strength without any loss of flexibility or sweetness - their Act One duet (alas with phone obbligato in the cadenza) was exquisite."
- Francis Muzzu, Opera Now, May/June 2007 - Armando d'Orville in 'Il crociato in Egitto' (Teatro la Fenice) - Veja o video - clique aqui

quinta-feira, maio 08, 2008

Ópera: Morreu a soprano francesa Eliane Manchet

A soprano francesa Eliane Manchet, que se celebrizou pelo seu desempenho na ópera «Pélleas e Mélisande», de Debussy, morreu hoje com 70 anos.

Prémio de excelência do Conservatório de Estrasburgo, Eliane Manchet iniciou a carreira na Ópera de Lyon em 1966, tendo depois actuado em vários teatros líricos de província, onde desempenhou nomeadamente o papel de Rainha da noite em «A Flauta Mágica», de Mozart.

Em 1973 representou «Pelléas e Melisande» no Scala de Milão, no que é considerado o maior papel da sua vida.

Na década de 80, Eliane Manchet actuou noutros palcos europeus e dedicou-se também ao ensino, nas Óperas de Oslo, Roma, Leipzig, Liège e Estrasburgo.

Era casada desde 1972 com o encenador e antigo director de teatro lírico Pierre Médecin.

terça-feira, maio 06, 2008







La Fille du Régiment


Approximate running time 2 hrs. 45 min.

Experience the “exceedingly yummy operatic cake” that was called “the operatic show of the season” by The Times of London when it opened at Covent Garden this past winter. Audiences were dazzled by Natalie Dessay’s fearless coloratura and impeccable comic timing and by Juan Diego Flórez’s remarkable musicality—complete with the famous high Cs. Dessay and Flórez are an “operatic coupling made in heaven” raved the Financial Times. Directed by Laurent Pelly, the production also boasts stage legend and Tony Award® winner Marian Seldes as the Duchess of Krakenthorp.

La Fille du Régiment is a co-production with the Royal Opera House, Covent Garden, London, and the Wiener Staatsoper, Vienna.

terça-feira, abril 29, 2008

O Castelo do Barba-Azul

Imagem do post

O Castelo do Barba-Azul em BH-(2006)

A ópera O Castelo do Barba-Azul, do compositor húngaro Béla Bartók, dá continuidade à temporada lírica 2008 do Teatro Municipal de São Paulo entre os dias 11 e 17 de maio. O espetáculo tem direção cênica de Felipe Hirsch e cenários e figurinos desenhados por Daniela Thomas - uma das mais aclamadas parcerias do teatro brasileiro.


Para interpretar os personagens da ópera, foram convidados os cantores líricos Céline Imbert meio-soprano e Stephen Bronk baixo-barítono. O ator Guilherme Weber completa o elenco, recitando o prólogo da obra. O maestro Rodrigo de Carvalho assina a direção musical do espetáculo e comanda a Orquestra Sinfônica Municipal na execução da partitura.


A estréia acontecerá no dia 11 de maio dom, às 17h. As apresentações seguintes estão marcadas para os dias 13, 15 e 17, sempre às 20h30.

Os ingressos custam de R$ 20 a R$ 40 (no dia 13, de R$ 10 a R$ 20), e já estão à venda na bilheteria do teatro (tel. 011 3397-0327) ou pela Ticketmaster (tel. 011 6846-6000) e3 site www.ticketmaster.com.br

segunda-feira, abril 21, 2008

Especialistas descobrem obra de Johann Sebastian Bach na Alemanha

Composição para órgão de Johann Sebastian Bach encontrada na Alemanha


Berlim, 15 abr (EFE) - Especialistas da Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg (leste da Alemanha) encontraram uma composição para órgão de Johann Sebastian Bach da qual só eram conhecidos até agora os primeiros cinco compassos.

A Universidade informou hoje que se trata de uma peça de Bach em cópia feita pelo compositor, organista e cantor Leipzig Wilhelm Rust (1822-1892).

Em 1858, Rust editou em 26 tomos a primeira obra completa de Bach. A Biblioteca Universitária de Leipzig tinha adquirido há algumas semanas parte do legado do musicólogo em uma casa de leilões da cidade. Os musicólogos Michael Pacholke e Stephan Blaut descobriram a peça desconhecida de Bach ao revisar o legado de Rust.

A composição foi analisada exaustivamente pelos especialistas Hans-Joachim Schulze e Peter Wollny, do arquivo de Bach em Leipzig, por isto a Universidade de Halle não tem nenhuma dúvida de que se trata de uma obra original do compositor.

O músico nasceu em Eisenach em 21 de março de 1685 e morreu em Leipzig em 28 de julho de 1750.

quinta-feira, abril 17, 2008

90 minutes in Heaven - Don Piper

Apocalipse 21
1.E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.

2. E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo.

3. E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.

4. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

5. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

6. Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o èmega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.

7. Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

8. Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.

segunda-feira, abril 14, 2008

Três sopranos

A grande estrela de hoje em dia é provavelmente a russa Anna Netrebko, mas o mundo das sopranos não deixa de estar dominado por três nomes franceses: Natalie Dessay, Véronique Gens e Sandrine Piau.

Comprei uns discos recentes das três. Véronique Gens canta, para o selo Naxos, uma seleção dos “Chants d’ Auvergne” de Joseph Canteloube (1879-1957), que são uma delícia para quem associa imediatamente qualidade melódica ao poder de envolvimento da cantora que interpreta a música. Vale dizer que, à parte o refinamento e a opulência do arranjo orquestral, esses “Chants d’Auvergne” são menos eruditos do que certas coisas feitas na música popular. Mas não há como resistir aos trulilululus do dialeto regional francês que Véronique Gens gorjeia com todas as cores de um arco-íris sobre a paisagem algo pálida e medíocre, mas sempre feliz, de Canteloube.



Natalie Dessay é uma soprano mais potente, pronta a qualquer desafio técnico: basta ver, no youtube, sua interpretação da famosa “Ária dos Sininhos” da ópera Lakmé, de Delibes. Se você não tiver paciência, adiante o vídeo perto do final, para ver a qualidade sonora, a afinação, daquelas notinhas infernais que ela expele do corpo como pérolas.

Dois lindos CDs de Natalie Dessay estão à disposição do consumidor paulistano. Um reúne árias de Richard Strauss, extremamente difíceis e agudas, mas que valem a pena uma tentativa. As partes mais sublimes das óperas de Strauss foram escritas para duetos e trios femininos, e o ápice do CD está no terceiro ato de Der Rosenkavalier, reunindo num berreiro sinuoso e sensual as vozes de Natalie Dessay, Felicity Lott e Angelika Kirshlagert. É como se um caldeirão de geléia de amora gerasse, sem querer, toneladas de gordura de porco, até o momento em que a intervenção da orquestra põe um pouco as coisas no lugar. Segue-se um trio reconciliado em vozes puríssimas.

O segundo CD de Natalie Dessay se chama “Vocalises”, e é bem mais acessível. Esqueça a faixa 1, com a famosa e muito brega vocalise de Rachmaninov. As coisas melhoram na mais brega ainda “Les Filles de Cadix”, de Delibes, em que Natalie Dessay apresenta ligações surpreendentes de uma frase a outra, deixando a voz “cair” em lugares que nunca seria de esperar. Esplêndida a “Vocalise en forme de Habanera” de Ravel, e o concerto, tão brasileiro, para coloratura e orquestra do russo Glière, cujas formas de modinha podem ser conferidas aqui, com uma linda Anna Netrebko.


Mas nada disso, a meu ver, se compara ao CD de Sandrine Piau intitulado “Évocation”, que reúne canções de autores tão distantes no tempo como Chausson e Schoenberg. Véronique Gens tem pureza, Natalie Dessay tem uma técnica formidável, mas só Sandrine Piau, nos CDs que ouvi, é capaz de transcender em pura beleza vocal a partitura que tem para cantar. Desde a primeira canção de Chausson, sente-se que a voz de Sandrine Piau não é apenas “cristalina”, como se espera de qualquer soprano. No meio de uma nota, como se fosse um diamante que reflete inesperadamente um reflexo de cor, Sandrine Piau cintila.

O repertório desse CD é, além disso, de especial interesse. Debussy faz aqui uma má figura, com “Nuit d’ Étoiles”, talvez sua pior composição. Mas o relativamente desconhecido Charles Koechlin, que merecerá um post qualquer dia, surge fascinante em suas “Sept chansons pour Gladys”, que são uma espécie de ponte entre Fauré (de quem Koechlin foi aluno) e Messiaen (de quem não sei se foi professor). Não sei quem é “Gladys”, mas o compositor tinha uma enorme atração pelas atrizes de Hollywood, apaixonando-se por Lilian Harvey, a quem dedicou algumas peças sem obter resposta.
Mas Koechlin é assunto para outro post. Fico por aqui, com as fotos dele e de sua musa.


Escrito por Marcelo Coelho

sábado, abril 12, 2008

Paulo Szot - Entrevista com audio - SOUTH PACIFIC- clique aqui

Kelli O'Hara, Paulo Szot Tapped for Leads in South Pacific
by Broadway.com Staff

©2006 Bruce Glikas for Broadway.com
Kelli O'Hara

Paulo Szot
Paulo Szot
O'Hara received Tony nominations for her starring role in The Pajama Game opposite Harry Connick Jr. and for Lincoln Center Theater's production of The Light in the Piazza, directed by Sher. Her most recent stage appearance was as Eliza Doolittle in the New York Philharmonic's concert production of My Fair Lady. Other Broadway credits include Dracula, Sweet Smell of Success, Follies and Jekyll and Hyde.

Szot is an internationally acclaimed baritone whose previous New York credits include starring roles in New York City Opera productions of L'Elisir d'Amore, Carmen and Le Nozze di Figaro. A finalist in the Luciano Pavarotti Competition in Philadelphia, he made his operatic debut as Figaro in Il Barbiere di Siviglia in his native Sao Paolo before going on to sing lead roles with major opera companies throughout South America, Europe and the United States.

Lincoln Center Theater's South Pacific will have sets by Michael Yeargan, costumes by Catherine Zuber and lighting by Donald Holder, sound by Scott Lehrer and musical direction by Ted Sperling.

Ella Fitzgerald The Man I love

Ella é demais !

quarta-feira, abril 09, 2008

Roberto Minczuk


O maestro do século 21

Com talento, carisma e espírito empreendedor, o regente Roberto Minczuk renova a vida musical do Rio de Janeiro. Para vencer numa profi ssão que se reinventa, ele segue o exemplo de inovadores como Leonard Bernstein e Kurt Masur

* por João Gabriel De Lima

A Missa de Nossa Senhora da Conceição, do padre José Maurício Nunes Garcia, marcou o início de um ano que promete ser especial para o maestro Roberto Minczuk. A peça do principal compositor colonial brasileiro abriu, no último dia 6 de março, a temporada da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), que neste ano leva aos palcos do Rio de Janeiro um elenco de atrações internacionais como há muito não se via na cidade.

Entre elas, o maestro alemão Kurt Masur, a cantora americana Kathleen Battle, o violinista russo Boris Belkin, o bandoneonista argentino Daniel Binelli, o violoncelista brasileiro Antonio Meneses e o prodígio do piano Peng Peng, um chinês de apenas 12 anos.

É um espanto quando se pensa que há três anos a OSB, que já foi a mais importante do Brasil, estava totalmente sucateada. Desde a chegada de Minczuk — ou Roberto, como é conhecido no meio musical e como de agora em diante será tratado nesta reportagem —, a orquestra renovou seu quadro de músicos , quadruplicou o orçamento e voltou a tocar bem. Voraz, o regente não pretende parar por aí.

Quem canta seus males espanta, diz estudo

Quem canta seus males espanta, diz estudo

Viena, 31 de Março de 2008 - Cantar não é apenas uma das formas de expressão mais antigas do ser humano, mas também pode curar muitos males, garantem cada vez mais médicos, que recomendam a prática do canto com regularidade, embora os estudos sobre seus efeitos benéficos do canto sejam recentes.

Até pouco tempo, não existiam estudos científicos a respeito do assunto, mas resultados de pesquisas recentes confirmam inclusive que cantar deveria ser receitado pelos médicos, afirma a doutora Gertraud Berka-Schmid, psicoterapeuta e professora da Universidade de Música e Artes de Viena.
A especialista critica pais e professores que tentam proibir as crianças de cantar porque não sabem, pois assim as privam de sua capacidade de personificação e o acesso à experiência do som.

"Isso faz com que a consciência da personalidade mude, reduzindo seu desenvolvimento, porque poder levantar a voz, ser ouvido, ser reconhecido e aceito é de importância vital para um ser eminentemente comunicativo como o ser humano", afirma Berka-Schmid em declarações à revista de medicina austríaca Medizin Populär.

"Cantar é a respiração estruturada", afirma a médica, explicando o efeito fisiológico da respiração abdominal - a mais profunda -, que prevalece quando se canta e que se transforma em massagem para o intestino e em alívio para o coração. Além disso, garante a doutora, essa respiração fornece ar adicional aos alvéolos pulmonares, impulsiona a circulação sanguínea e pode melhorar a concentração e a memória.

Na opinião da especialista, cantar é um ótimo remédio para os males específicos do nosso tempo, porque equilibra o sistema neurovegetativo e reforça a atividade dos nervos parassimpáticos, responsáveis pelo relaxamento do corpo.

Cantar gera harmonia psíquica e reforça o sistema imunológico, importantes frente a problemas tão freqüentes hoje, como transtornos do sono, doenças circulatórias e a síndrome de burnout - a exaustão emocional.

As conseqüências de um estímulo nervoso excessivo são típicas dos tempos atuais, afirma a especialista: as pessoas não agüentam os próprios impulsos, se isolam, se bloqueiam e paralisam ou acumulam agressividade. Por meio da voz, o ser humano é capaz de expressar seus sentimentos de tal maneira que pode se desfazer de uma série de más sensações.

Em algumas ocasiões, isso não é possível apenas falando normalmente e, por isso, o canto desempenha um papel essencial. Lembrando o ditado "quem canta, seus males espanta", não há diferenças em cantar sozinho, em dupla, em coro ou no banheiro, assim como não importa se a pessoa desafine, garante Berka-Schmid.

O corpo é o instrumento de que dispomos para nos comunicar e jogar fora a ira acumulada. A respiração varia de acordo com as emoções, pois quem está agitado, por exemplo, tende a respirar de forma diferente de quem está triste.

( Fonte: Gazeta Mercantil - EFE )

Rodrigo Cardoso

sexta-feira, abril 04, 2008

Ópera “Falstaff”

Ópera “Falstaff”

Começaram dia 03 de março, os ensaios da ópera Falstaff, de Giuseppe Verdi, que abre no dia 05 de abril a temporada lírica do Teatro Municipal de São Paulo

Imagem do post

"FALSTAFF"

Após uma apresentação feita pelo diretor cênico José Possi Neto ao elenco, o maestro chileno Rodolfo Fischer, que regerá ópera, deu início aos ensaios musicais.

Fischer já esteve à frente de espetáculos líricos no Teatro Colón de Buenos Aires e no Teatro Municipal de Santiago, no Chile, e foi convidado para substituir o maestro José Maria Florêncio – regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal –, que precisou cancelar sua participação em Falstaff em razão de compromissos profissionais no exterior durante o período de ensaios. O regente chileno fará, com essa montagem, a sua estréia em ópera na cidade de São Paulo.

“Falstaff” fica em cartaz no Teatro Municipal entre 05 e 13 de abril, com cantores como Licio Bruno, Laura de Souza, Regina Elena Mesquita e Marcos Paulo no elenco.

Os ingressos custam entre R$ 20 e R$ 40 (no dia 07, de R$ 10 a R$ 20) e já estão à venda na bilheteria do teatro (tel. 011 3222-8698) ou pela Ticketmaster (tel. 011 6846-6000).

Fotos no meu FLICKR - http://www.flickr.com/photos/elobaldin/